quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade de Direito Civil

Prezados alunos, conforme combinamos seguem as questões para a atividade em sala na próxima aula. Peço que levem uma doutrina para a realização da mesma.
abs.

“Afastado o princípio da autonomia patrimonial da pessoa jurídica para responsabilizar a sociedade por obrigação do sócio, como, por exemplo, na hipótese de um dos cônjuges, ao adquirir bens de maior valor, registrá-los em nome de pessoa jurídica sob seu controle, para livrá-los da partilha a ser realizada nos autos da separação judicial.” (Gonçalves, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2010, vol 1. p.254) Estaremos diante da aplicação da:
A- teoria da desconsideração da personalidade jurídica.
B- teoria da despersonificação da personalidade jurídica.
C- teoria da desconsideração da personalidade jurídica inversa.
D- teoria da instituição irregular de condomínio necessário.
E- teoria da despersonificação da ficção da pessoa jurídica.

Considere que o filho de Mário Lins de Souza e de Luna Ferreira de Melo tenha sido registrado com o nome de Paulo de Souza. Nessa situação hipotética,
A- Paulo poderá, se assim o desejar, incluir em seu nome apelido que seja notório, o que deverá ocorrer por meio de pedido devidamente instruído e dirigido ao oficial do cartório de registro civil.
B- Paulo, se assim o desejar, poderá, no prazo de até um ano após atingir a maioridade, introduzir em seu nome um patronímico materno, sem que precise justificar sua vontade.
C- é obrigatória, em razão da abolição do traço patriarcal da legislação civil brasileira, a adoção do sobrenome materno, de modo que o registro de nascimento de Paulo poderá ser alterado a qualquer momento e, até mesmo, de ofício.
D- apenas por meio do casamento será possível a Paulo alterar seu nome, o que será feito com a inclusão de sobrenome da esposa.


(juiz MT-2009) Editora lança livro narrando a biografia de cantor famoso, já falecido. Na obra, há menção a fatos desonrosos referentes ao cantor. Seus filhos, sem pretenderem impedir a veiculação do livro, por ofender a honra e imagem do pai, requerem indenização por danos. Em razão do exposto, indique a alternativa correta.
A- Os filhos não podem ingressar com ação com esse objetivo, pois os direitos da personalidade guardam como principal característica a sua intransmissibilidade.
B- Os filhos pleiteiam tutela por direito próprio, pois a imagem, o nome e os feitos do biografado projetaram efeitos patrimoniais para além de sua morte, que se incorporaram ao patrimônio dos filhos.
C- O exercício da livre manifestação do pensamento, da expressão intelectual e da profissão autorizam a biografia de pessoas famosas, visto que sua vida é pública.
D- Não sendo o caso de intenção difamatória, mas apenas o relato da vida, o nome da pessoa pode ser empregado por publicações impressas, mesmo que acabe atingindo sua honra.
E- A vida privada da pessoa natural é inviolável, e os filhos somente poderão pleitear as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.



         Integrantes de uma família de origem italiana entraram com ação na justiça para retificar suas certidões de nascimento e casamento em decorrência de erro gráfico no seu sobrenome, que havia sido registrado como Barticiotto, quando o certo seria Bartucciotto. Pediram também a correção dos registros de seus ancestrais, bem como de certidões de óbito. Eles sustentavam que a falha no momento do registro impedia a concessão da pretendida cidadania italiana. Ocorre que, alguns dos integrantes da família respondem a inúmeros processos cíveis, criminais, além de ter seus nomes inscritos no rol de maus pagadores. PERGUNTA-SE: Relevando-se a proteção legal do nome, bem como as permissões de alterações e adições apresente uma saída legal para o caso.(A situação, com algumas alterações, encontra-se no Processo: REsp 1138103, Superior Tribunal de Justiça)



    Vanessa casou-se com Mateus em 20.01.2009, mas viviam um relacionamento conturbado marcado por brigas, insultos e agressões físicas. Em dezembro do mesmo ano Mateus saiu de casa dizendo que iria visitas alguns amigos e Vanessa nunca mais teve notícias dele. Os tais amigos disseram que Mateus esteve com eles, mas nada falou, além das reclamações que não suportava mais a esposa. Feitas todas as buscam, sem êxito, Vanessa ingressou com ação para declaração de ausência em março de 2010, eis que o patrimônio que constava em nome de Mateus estava a deriva. Em setembro de 2011, com o processo em tramitação e percorrendo todas suas fases, pontualmente, conforme determinada a lei, Vanessa deu entrada nos proclamas – na cidade de Salvador – para casar-se com David. O casamento fora celebrado e, meses depois, Vanessa fora acusada de Bigamia. PERGUNTA-SE: Os procedimentos adotados por Vanessa, tanto quanto a ausência de Mateus quanto ao casamento com David, estão corretos? Em caso negativo, o que deveria ter feito? No tocante as fases procedimentais para declaração de ausência aponte qual(is) está(ao) presente(s) no problema

Profa. Tatiana Gimenes
Universidade Nove de Julho
Tutoria Direito Civil  I e II
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário