quarta-feira, 9 de maio de 2012

Não estude em grupos!


À primeira vista, estudar em grupos parece ser uma excelente ideia! Veja logo abaixo algumas das supostas vantagens de se estudar em grupos:

• É menos estressante.
• Cada pessoa pode estudar uma porção da material. Posteriormente, todos explicam sua parte para os membros restantes do grupo de estudos.
• Possibilidade de geração de novas ideias e debates.
• Uma maior possibilidade de conseguir tirar suas dúvidas.

Compreendo que existam diversas vantagens para se estudar em grupos (imagino que vocês conheçam ao menos uma dezena delas). No entanto, o estudo em grupos possui uma grande desvantagem: essa estratégia simplesmente não funciona.

A única maneira eficiente de se aprender alguma matéria difícil é: criar uma boa base, utilizar técnicas mnemônicas, organizadores gráficos e resolver dezenas e dezenas de exercícios. Infelizmente, não é possível fugir desse processo. Compreendo que é chato estudar sozinho, sem ninguém para poder debater suas ideias e compartilhar seu conhecimento. No entanto, realmente não há saída a não ser o estudo individual.

Veja a seguir os principais motivos pelos quais o estudo em grupo não funciona:


 Perda de tempo durante a preparação: geralmente, as sessões de estudo em grupo demoram para começar. Algumas vezes o motivo será o atraso de algum colega. Outras vezes, o motivo será o surgimento de alguma fofoca imperdível e que merece ser debatida antes do início da sessão de estudos. Não importa o motive! Fato é: sessões de estudo em grupo demoram para começar.
 Perda de tempo durante a aprendizagem: o tempo necessário para se debater algum assunto qualquer, por mais complicado que seja, sempre será maior que o tempo necessário para se estudar a mesmo assunto, sozinho.
 Autossabotagem: estudar em grupos é uma excelente oportunidade para passar o tempo e não estudar. Quando era adolescente, eu adorava estudar nas casas dos meus amigos. Como meu pai me proibia de jogar videogame nos dias de semana, essas supostas sessões de estudo eram ótimas oportunidades para desenvolver minhas habilidades no Street Fighter nos dias letivos. Geralmente, essas supostas sessões de estudo servem apenas para jogar conversa fora, contar as novidades do campus ou debater sobre o último BBB.
• Sobrecarga de um dos membros: geralmente, apenas um dos membros realmente sabe a material. Assim, esse membro acaba sendo obrigado a ensinar a todos membros do grupo, deixando de lado suas prioridades. Concordo que ao ensinar, se aprende muito. No entanto, no estudo em grupo, a escolha do assunto a ser ensinado geralmente não parte daquele que sera o professor e sim dos “alunos”.

O mesmo vale para o estudo em sala de aula (seja na escola, faculdade ou no cursinho). Se após a aula você não debulhar ao máximo o assunto explanado, você nunca aprenderá de verdade. 


Exceções


Insta salientar que não sou contra eventuais sessões de estudo em grupo. Por exemplo, um grupo de alunos que deseja discutir sobre a organização de algum congresso certamente precisam se reunir. No entanto, é preciso limitar essas reuniões em grupo para assuntos que funcionam APENAS em grupo. Para qualquer outro tipo de assunto, opte por estudar sozinho. Caso tenha alguma dúvida específica, converse rapidamente com seu colega-tutor ao final da aula. Sinceramente, não vale a pena criar um grupo de estudo apenas para tirar dúvidas específicas.
Celina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário